quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Comissão Pró-Universidade Pública se reúne com Sindicatos de Trabalhadores

Sindicalistas são unânimes no apoio à ideia da extensão da UFRGS em Caxias do Sul

O vereador Assis Melo, enquanto presidente da Comissão Temporária Especial Pró-Universidade Pública, organizou uma reunião na Sala das Comissões da Câmara de Vereadores, para deixar os sindicalistas a par das negociações sobre a possibilidade de instalação de um núcleo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Caxias.

Também participaram da reunião os vereadores Ari Dallegrave e Rodrigo Beltrão, membros da Comissão, os quais, juntamente com o presidente Assis Melo, explanaram aos oito representantes de Sindicatos de Trabalhadores do Município sobre a tentativa de disponibilizar ensino superior gratuito aos caxienses.

De acordo com o vereador Assis Melo, um passo decisivo na implantação do núcleo da UFRGS é a Audiência Pública, que está marcada para o dia 27 de novembro, às 9h30min na Casa Legislativa. “É essencial o engajamento de toda a comunidade para a concretização da ideia, para isso vamos bater na porta de todas as entidades para que participem dessa mobilização”, ressaltou.

Na Audiência Pública, a Comissão pretende entregar um abaixo-assinado aos responsáveis do MEC. “A meta é conseguir 50 mil assinaturas, que representarão aproximadamente 10% da população caxiense”, informou o vereador Ari Dallegrave.
O vereador Rodrigo Beltrão salientou que esta luta está sendo impulsionada pela classe trabalhadora. “Está sendo apontado um rumo novo, o projeto é realmente exequível e merece o nosso empenho”, frisou.

Os representantes dos Sindicatos se manifestaram de forma favorável à proposta da Comissão, colocando seus sindicatos a disposição para a coleta de assinaturas e divulgação. “É cada vez mais importante a qualificação dos trabalhadores”, resumiu o presidente do Sindicato da Saúde, Danilo Teixeira. “As universidades que surgiram na última década em Caxias tem como única finalidade qualificar quem tem condições de pagar, assim sendo o projeto é muito inteligente” complementou.

Participaram ainda do encontro, presidentes e representantes dos Sindicatos dos Transportes Rodoviários, Metalúrgicos, Construção e Mobiliário, Vigilantes, Sindilimp, Sinditur e Sindiref.

Assis reivindica melhorias no Fátima Alta


Moradores reclamam de horários do transporte coletivo


Na manhã desta quarta-feira (09), o vereador Assis Melo esteve reunido com o secretário municipal dos Transportes, Vinícius Ribeiro, para tratar sobre melhorias referentes aos horários do transporte coletivo do Bairro Fátima.

Participou também da reunião o presiden
te do Bairro, Salvio Fontes, o qual justificou que os moradores, por vezes aguardam até quarenta minutos em determinado ponto do roteiro do ônibus.

Preocupado com o bem-estar da comunidade, o vereador Assis Melo, procurou o secretário para encontrar uma solução para o problema. No encontro ficou acertado de na sexta-feira (11), às 10h30min, reunirem-se novamente na Secretaria, juntamente com o diretor de trânsito da Secretaria de Transportes, Osvaldo Della Giustina, a direção da empresa prestadora do serviço de transporte coletivo urbano, Visate e a direção da Associação dos Moradores do Bairro Fátima Alta.