sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Audiência lota Plenário pela extensão da UFRGS em Caxias


A Audiência Pública para debater a vinda de um núcleo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lotou o plenário da Câmara de Vereadores na manhã de hoje. Na ocasião foi entregue o abaixo-assinado da Campanha com mais de 25 mil assinaturas da população caxiense e região.


O evento reuniu vereadores, deputados estaduais e federais, estudantes, representantes de diversas entidades e integrantes do movimento comunitário, além do vice pró-reitor da UFRGS, Angelo Pereira da Silva.

O vereador Assis Melo/PCdoB, presidente da Comissão Especial Pró-Universidade Pública mobilizou os presentes a se integrarem na luta por uma extensão da UFRGS na Serra. "Espero que a partir de hoje não tenhamos mais uma comissão, tenhamos um movimento", declarou.

Assis recebeu apoio da deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB), que lembrou da importância econômica da região e da necessidade de uma instituição pública que atenda os filhos dos trabalhadores. Também manifestou apoio a deputada federal Maria do Rosário (PT), a qual acrescentou que a educação pública e de qualidade é um direito de todos.


A deputada estadual Marisa Formolo Dalla Vecchia lembrou que esta reivindicação por uma instituição federal é antiga, anterior à fundação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O deputado federal Pepe Vargas (PT) comparou Assis com o presidente Lula. "Assis é metalúrgico e fez o ensino médio. Lula também é metalúrgico e não foi além do ensino médio. Mesmo assim, Lula foi o presidente que mais criou universidades federais no país. E é o Assis quem está liderando o movimento para a implantação de uma universidade federal para a região", frisou.

O reitor da UCS, Isidoro Zorzi, também esteve na audiência e colocou a estrutura de laboratórios a disposição. O vice-reitor da extensão da universidade federal, Angelo Ronaldo Pereira da Silva, ratificou o que já havia afirmado para Assis
em outra oportunidade. "A UFRGS se coloca à disposição de todos para discutir esse projeto que, para nós, é de vital importância para o Estado", concluiu.