quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Aprovado projeto que obriga as empresas a lavarem os uniformes dos funcionários

O projeto de autoria do Vereador Assis Melo que obriga as empresas a fazeram a lavagem dos uniformes dos seus funcionários foi aprovado na tarde de ontem (14) por unanimidade do Legislativo.

Assis comemorou o resultado porque acredita na importância ambiental e também no reflexo que a aprovação do projeto terá na saúde do trabalhador. É um projeto de alcance social, avaliou.

Assis lembrou que algumas das grandes empresas de Caxias do Sul já têm como política a lavagem e manutenção dos uniformes de seus empregados. Entretanto, ainda é grande o número de empresas que transferem esta tarefa a seus empregados, que são obrigados a cuidar da limpeza dos uniformes usados no trabalho através da lavagem doméstica, o que coloca a pessoa que faz a higienização em risco de contaminação.

A lavagem doméstica de uniformes provoca danos ao meio ambiente, pois os efluentes poluidores resultantes da lavagem são lançados à rede coletora sem o tratamento exigido pela legislação de proteção ambiental. Isto quando não são lançados diretamente na natureza, uma vez que um grande número de residências da população de baixa renda situa-se em locais que não dispõem de serviços de saneamento básico, como rede de esgoto.